O sonho de todo médico oftalmologista é ter clientes fidelizados em seu consultório ou clínica.
Muito mais do que ter um centro equipado com alta tecnologia e precisão para diagnósticos e tratamentos, o médico oftalmologista precisa conquistar o paciente, se destacando pelo seu atendimento.
No artigo de hoje abordaremos sobre a importância de colocar o paciente no centro do tratamento e deixaremos 4 dicas para que o médico oftalmologista consiga conduzir um atendimento diferenciado. Aproveite sua leitura!
Por que ter o paciente no centro do tratamento é importante?
É muito comum que as pessoas tenham um médico de confiança, com quem estabelece uma relação duradoura que passa por gerações. Para o médico oftalmologista não é diferente.
Essa relação de confiança entre médico e paciente se intensificou com a mudança de comportamento da sociedade. Hoje, o consumidor é muito mais exigente e pesquisa bastante antes de contratar um serviço ou adquirir o produto.
Na medicina, é muito comum que futuros pacientes pesquisem sobre a reputação do médico que irá atendê-los. A internet contribui com essas pesquisas, principalmente divulgando avaliações e depoimentos de pacientes.
O médico oftalmologista também precisa estar atento a essas questões para construir uma reputação sólida e se destacar entre os muitos outros profissionais atuantes no mercado. Principalmente por ser uma especialidade ligada a um dos sentidos principais, sendo a visão.
O paciente no centro do tratamento
Apesar de ser um conceito já existente, o paciente no centro do tratamento ganhou força no cenário pandêmico, onde os pacientes apresentaram muito mais fragilidades.
A premissa para esse conceito é que o paciente tem direito de ser envolvido em todas as decisões que envolvem sua saúde, além de ser tratado com dignidade e ter uma boa experiência durante sua jornada junto ao médico.
Antes de o conceito ser difundido na medicina, a conduta médica seguia um padrão básico que consistia em:
- Diagnóstico: para identificação da patologia.
- Tratamento: onde era definida a conduta médica.
- Paciente: após a definição do tratamento, o paciente era informado sobre os procedimentos que serão realizados.
A medida foi adotada na forma de atendimento humanizado, os profissionais de saúde, incluindo o médico oftalmologista, passaram a trabalhar dentro da jornada do paciente.
Durante a jornada do paciente, o foco deixou de ser apenas no melhor tratamento, mas considerando a individualidade do paciente.
Além de aumentar a confiança na relação médico-paciente, essa jornada permite que haja uma análise conjunta sobre o tratamento e a rotina de vida do paciente, bem como os impactos que poderão ocorrer.
Muito além de paciente e do tratamento, é importante entende que existe uma pessoa que vive sua individualidade, medos e expectativas.
Trabalhar com o paciente no centro do tratamento resultou em diversas vantagens, tanto para médicos como pacientes:
- Melhores resultados:
No momento em que o paciente é colocado como prioridade, a confiança no médico que conduz o tratamento é maior.
Em consequência, há uma adesão muito maior ao tratamento. Tanto o paciente como a família ficam satisfeitos com os resultados, assim como o profissional responsável.
- Pacientes mais satisfeitos:
Quando o paciente se apresenta satisfeito, é mais fácil conduzir o tratamento de acordo com a sua individualidade.
Dessa forma, é possível alinhar as expectativas pessoais do paciente com o tratamento que está sendo aplicado.
- Profissionais satisfeitos:
Para as equipes de saúde se torna satisfatório quando o paciente é conduzido como o ponto central do tratamento.
Melhores respostas e recuperação do paciente garante mais positividade para as equipes de saúde envolvidas.
Com base nas práticas do paciente como centro do tratamento e condução da jornada do paciente, continue sua leitura e veja 4 maneiras de colocar seu paciente no centro do tratamento.
4 maneiras para colocar o paciente no centro do tratamento
Em qualquer especialidade, principalmente na atuação do médico oftalmologista, trabalhar com foco na jornada do cliente garante um tratamento mais tranquilo e satisfatório.
Para que um médico oftalmologista inicie seus atendimentos focado na jornada do cliente, é importante seguir os 4 passos listados a seguir.
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Empatia
Ter empatia é se sensibilizar pela dor do paciente. Manter um atendimento empático, se compadecendo das queixas do paciente e entendendo os incômodos que a doença traz, é um diferencial para estabelecer relações de confiança.
O médico oftalmologista que atende o paciente com empatia demonstra entendimento por sua dor e como ela pode afetar sua vida de diversas maneiras.
Oferecer acolhimento e escutar ver a situação pela perspectiva do paciente resulta em um relacionamento positivo, com maior adesão ao tratamento.
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Foco na jornada do paciente
O foco na jornada do paciente contemplará todo o relacionamento estabelecido pelo paciente com o consultório ou clínica do médico oftalmologista.
O atendimento humanizado deve abranger desde o contato para o agendamento da primeira consulta até a realização de exames no local, bem como a interação do paciente com outros especialistas da clínica.
Em termos práticos, existem algumas maneiras simples de priorizar a jornada do cliente:
- Perguntas: abordar o paciente sobre suas expectativas.
- Atendimento humanizado: lembrar que o paciente é um indivíduo único.
- Acessibilidade: manter o espaço apropriado para receber pessoas em diversas condições.
- Agilidade no atendimento: manter processos que permitam um atendimento mais rápido.
- Inovação: buscar novas tecnologias e métodos inovadores que favoreçam o atendimento aos pacientes.
- Colaboração: todos os profissionais envolvidos no tratamento do paciente devem colaborar para seu sucesso.
Essas são medidas simples e fazem parte de uma gestão eficiente da clínica ou consultório.
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Sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente
Também chamado PEP, o prontuário eletrônico do paciente personaliza o tratamento, já que armazena todas as informações e interações do paciente com a clínica em um só lugar.
Além da evolução do paciente para o tratamento atual, o médico oftalmologista pode acessar o histórico do paciente sobre queixas anteriores, exames e diagnósticos, alterações de lentes e demais informações médicas.
Alguns sistemas de prontuário eletrônico relacionam o histórico médico do paciente com familiares que também já interagiram com a clínica. Isso facilita a investigação de doenças oculares degenerativas que podem ser hereditárias.
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Integração entre as áreas da clínica
Outro ponto importante é mapear processos que integram as áreas da clínica. Isso deixa a comunicação mais fluida e facilita o atendimento e o tratamento do paciente.
Esse processo pode integrar, por exemplo, áreas de recepção, exames e próprio atendimento médico. O próprio sistema de prontuário eletrônico pode ser customizado com módulos específicos para cada área, mas que se comunicam para compartilhar todas as informações relevantes do paciente.
Investir em treinamento de colaboradores também é importante para garantir mais segurança e conforto ao paciente, que aumentará a confiança na clínica com um atendimento humanizado e personalizado.
Seja para um médico oftalmologista que está iniciando sua carreira ou um profissional com maior experiência, trabalhar com o paciente no centro do tratamento é um grande profissional para aumentar o atendimento e se posicionar no mercado.
Manter uma relação próxima do paciente, dentro do quesito saúde, cria laços de confiança entre o médico oftalmologia, o paciente e sua família. É uma forma de estabelecer um relacionamento duradouro que pode perdurar por gerações.
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