Fazer um bom atendimento infantil é essencial para clínicas de oftalmologia que recebem crianças como seus pacientes.
Oferecer tudo que é necessário para que a criança se sinta confortável e seja bem recebida na clínica é um diferencial, além de ser uma maneira de melhorar todo o tratamento. Por conta disso, o atendimento a esse público pode ser uma tarefa um pouco desafiadora.
No texto vamos te mostrar como ter um melhor atendimento para crianças na sua clínica, fidelizando o paciente, os pais e responsáveis. Continue acompanhando e saiba mais!
Tenha uma equipe preparada para atender pacientes infantis
Crianças são um exemplo de pacientes que precisam receber atendimento diferenciado para que não sintam medo e insegurança quando estiverem na clínica. Por isso, é fundamental que a sua clínica tenha uma equipe preparada para atender crianças e lidar com as características únicas delas.
O público infantil é muito dinâmico e sofre alterações o tempo todo. Então, se há um fluxo constante de crianças na clínica, é preciso que a equipe toda esteja sempre atualizada. Ofereça meios para que os colaboradores se capacitem nesse campo, como cursos e treinamentos para toda a equipe, por exemplo.
Garanta que a criança fique a vontade na sua clínica
Uma clínica oftalmológica pode ser, muitas vezes, intimidadora até para um adulto, então imagine para uma criança. Diante disso, pode ser que uma consulta médica cause inseguranças e medos em alguns pacientes infantis.
Para evitar que eles se sintam assim, tenha a certeza de que as crianças se sentirão confortáveis e dispostas enquanto estiverem na sua clínica.
Muitos profissionais que atendem o público infantil já estão adotando a prática de vestimentas decoradas, com desenhos ou super-heróis, por exemplo. Oferecer brinquedos, criar uma relação de confiança, manter os pais por perto sempre que possível também são outras práticas fundamentais para ajudar a criança nesse momento.
Converse com a criança e explique os procedimentos
Uma dica muito importante é não subestimar a inteligência do seu pequeno paciente: converse com ele e explique os procedimentos. Manter uma boa comunicação é uma maneira de garantir que a criança esteja preparada para cooperar com seu tratamento.
Lembre-se de que crianças são curiosas e sentem medo daquilo que desconhecem, assim como os adultos. Então, converse sobre os procedimentos e sobre por que eles são necessários!
Parabenize o bom comportamento do seu paciente infantil
É normal, mas nem sempre as crianças demonstram um bom comportamento e isso acaba sendo um obstáculo para o atendimento no consultório. No entanto, há algumas maneiras de resolver essa barreira.
Como já mencionamos, estabelecer uma relação de confiança é uma delas. Mas há outra que também dá ótimos resultados: recompensar o bom comportamento!
Por isso, quando um paciente for obediente e cooperar com o médico durante o atendimento, parabenize-o. Isso pode ser feito por meio de pequenos brinquedos para levarem para casa, como desenhos para colorir, adesivos, entre outros objetos que deixem as crianças felizes no atendimento.
Seja parceiro dos pais e responsáveis
Fazer um bom atendimento infantil não se resume apenas ao modo como as crianças são recebidas na clínica, mas também envolve a maneira como os profissionais se relacionam com os pais e responsáveis de seus pacientes.
Tenha sempre um canal de diálogo aberto para que a comunicação entre médico e pais seja sempre o mais transparente possível. Assim, eles sentirão o conforto e o suporte necessários para confiarem em sua clínica e equipe para os cuidados com seus filhos.
Algumas outras recomendações simples mas muito importantes:
- Respeite o tempo do paciente infantil.
- Tenha contato visual e se abaixe para falar com a criança.
- Conte o tempo em momentos de desconforto, assim a criança terá noção de quando o procedimento vai acabar.
- Ofereça, quando possível, o poder de escolha ao paciente infantil.
E aí, gostou do conteúdo? Aplique essas dicas em consultas com crianças e perceba como elas se sentirão muito mais à vontade na sua presença! 😊 Continue acompanhando o Blog da Eyetec e até a próxima!