Ter a sua própria clínica de oftalmologia envolve desafios e requer uma gestão inteligente e cuidadosa.
Em um mercado cada vez mais competitivo é fundamental ter um projeto bem estruturado para que a clínica possa lucrar e crescer oferecendo o melhor atendimento aos pacientes.
Com um bom planejamento e a estratégia certa, você poderá abrir seu empreendimento e fazer dele um sucesso!
Neste post elaboramos 6 principais dicas de como abrir uma clínica de oftalmologia e assim te ajudar a evitar prejuízos. Acompanhe!
1 – Planeje e estruture o projeto
A primeira etapa para um negócio de sucesso é o planejamento. É preciso estruturar o projeto segundo suas necessidades reais, por exemplo:
- Quais equipamentos serão necessários para que seu consultório possa executar os serviços que pretende oferecer?
- Qual o tamanho ideal que seu consultório deve ter para ofertar o atendimento oftalmológico?
- As consultas serão feitas de forma particular ou conveniada com algum plano de saúde?
Essas são algumas perguntas fundamentais e a partir delas você conseguirá delimitar todo o projeto e preparar um planejamento.
Neste planejamento, você deve incluir absolutamente tudo o que é necessário para abrir sua clínica e mantê-la funcionando. Nossa dica é: monte uma planilha e coloque todas as demandas que envolvem a abertura do empreendimento, isto é, todo o investimento financeiro que será necessário:
- Quanto custará para escolher, reformar e decorar o local;
- O que vale mais a pena no momento, alugar equipamentos ou comprar;
- Investimentos em marketing para sua clínica;
- O tamanho da equipe clínica e o quanto receberão por seu trabalho.
É importante também já incluir no capital inicial uma quantia que seja suficiente para a clínica se manter durante alguns meses, enquanto ainda for nova no mercado e estiver ganhando novos pacientes. Tudo isso irá ajudá-lo a compor o valor das consultas, que no fim será o principal para manter sua clínica oftalmológica de portas abertas e lucrando!
2 – Estude quem serão seus pacientes
Com certeza o principal de uma clínica são os pacientes, afinal, são eles quem fazem com que o negócio se desenvolva e tenha sucesso.
Por isso, saber quem serão os seus pacientes é essencial! Procure estruturar as principais características do público-alvo, como: serão homens, mulheres, crianças ou atenderá a todas as idades? E a classe econômica?
Esclarecer e estabelecer essas características será muito importante para escolher o local mais adequado para sua clínica oftalmológica, por exemplo, ou saber o quanto poderá cobrar pelas consultas.
Determinar com clareza o público-alvo também vai ajudar nas estratégias de marketing de captação de novos pacientes para a sua clínica.
3 – Escolha o local ideal para abrir sua clínica de oftalmologia
Escolher um local adequado para abrir a sua clínica é fundamental, já que a localização influencia muito no crescimento futuro do negócio.
É muito importante fazer uma pesquisa de mercado para saber quais são os melhores pontos da cidade. É importante considerar também se existem outras clínicas oftalmológicas e consultórios em locais próximos.
Além do mais, se por um lado desejamos manter longe os concorrentes, por outro, ter clínicas e laboratórios que realizam exames necessários para o seu serviço por perto, pode ser vantajoso tanto para você quanto para o paciente. Inclusive, pode-se considerar parcerias e convênios com esses centros de diagnósticos, se for esse o caso.
4 – Ofereça uma boa infraestrutura e um atendimento diferenciado
Um ponto muito importante a ser considerado é em relação à infraestrutura da clínica. O espaço físico de uma clínica tem muito peso na experiência do paciente, sendo essencial apresentar um lugar com uma infraestrutura receptiva. Para isso, vá além dos equipamentos técnicos e faça um planejamento de como será oferecido esse espaço acolhedor e acessível ao paciente.
Um atendimento especializado e diferenciado também é outro ponto fundamental, é essa atenção especial aos pacientes que vai consolidar uma opinião positiva a seu favor. Então, instrua sua equipe sobre como receber o público e tratá-lo corretamente. Isso passa pela recepção e vai até a equipe clínica, que irá realizar o primeiro atendimento e exames do paciente antes da consulta com você.
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5 – Invista em divulgação
Saber qual será a estratégia utilizada para atrair os pacientes é muito importante! Para isso, desenvolva um plano de divulgação com os canais que serão utilizados, as mensagens que serão transmitidas e outras ideias para fazer a comunicação com o seu público.
As redes sociais, por exemplo, são as opções mais viáveis e efetivas para a divulgação da sua clínica. O importante é ser proativo nessa tarefa para garantir que seus futuros pacientes saibam dos seus serviços.
6 – Invista em equipamentos de qualidade!
Esse talvez seja o ponto mais importante na hora de abrir uma clínica de oftalmologia. Investir em equipamentos de qualidade é fundamental e faz toda a diferença! Além de proporcionar diagnósticos mais precisos, o que é essencial, otimiza a rotina médica e traz mais qualidade de vida aos pacientes.
Nesse sentido, na hora de escolher seus equipamentos, opte por uma empresa que:
- Possui uma equipe de engenheiros, técnicos e pesquisadores capazes de desenvolver produtos inovadores e de altíssima tecnologia.
- Ofereça produtos registrados na ANVISA, aprovado por laboratórios credenciados junto ao INMETRO e adequado à legislação brasileira.
- Disponibilize assistência técnica.
- Possibilite locar equipamentos.
Além disso, o tempo de atuação e a reputação do fornecedor no mercado também é um fator importante, assim como o custo-benefício. Afinal, equipamentos de boa qualidade têm mais valor agregado, além de outras vantagens, como maior tempo de uso e menor frequência de manutenção.
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