(16) 3363-3012 faleconosco@eyetec.com.br

A telemedicina já é uma realidade no Brasil, sendo uma solução para consultas oftalmológicas aos pacientes que moram em locais afastados dos centros urbanos, já que ela permite o exercício da medicina a distância.

Neste texto vamos explicar o conceito de telemedicina e os benefícios que ela proporciona aos pacientes e clínicas oftalmológicas. Confira!


O conceito da Telemedicina

A Telemedicina é uma forma de atendimento médico muito efetiva, que gera um diagnóstico e tomada de condutas baseada em informações colhidas com o paciente através de sistemas de telecomunicação e avaliação de exames complementares.

Um ponto importante é que ela coloca o paciente ainda mais participativo na atenção médica, pois ele deve entender as vantagens e desvantagens desta modalidade de atendimento, e ficar ainda mais atento aos sintomas e tratamentos realizados. Por isso, o paciente fica ainda mais proativo no cuidado com sua própria saúde. 

Diversas formas de autoexame estão em constante avaliação e podem ter indicação de serem aplicados a algumas doenças, como degeneração macular, membrana epirretiniana e retinopatia diabética com edema macular. Além disso, aplicativos de celular e sites estão trazendo cada vez mais maneiras de acompanhamento das doenças e assim o médico consegue acessar esses dados e avaliar mudanças de conduta que sejam necessárias.


As aplicações da telemedicina em oftalmologia

Entre as aplicações mais comuns de telemedicina, se encontram a interação entre médico e paciente ou entre dois médicos. No primeiro caso, a transmissão de dados sobre o paciente, pode ser recebida em tempo real e contar com o auxílio de um profissional da saúde ou outra pessoa qualificada para enviar e receber as informações.

Já a interação entre dois médicos ocorre com a presença física de um oftalmologista junto ao paciente, que transmite informações eletrônicas a um médico especialista, como um retinólogo que se encontra em outro local, para que ele emita uma opinião de acordo com a qualidade e quantidade de dados recebidos.


Veja algumas modalidades de realização da Telemedicina

 

1 – Teleorientação

Médicos interagem com o paciente através de uma anamnese convencional e realizam orientação de condutas à distância, incluindo a prescrição de medicamentos e solicitação de exames complementares.

 

2 – Telemonitoramento

O médico faz a avaliação de exames e o acompanhamento do tratamento instituído em uma consulta presencial. Nesta modalidade, o paciente já foi em uma consulta presencial com o médico, que fez o diagnóstico e prescreveu o tratamento. Numa outra oportunidade, o paciente e seus exames são reavaliados de maneira remota.

 

3 – Teleinterconsulta

É realizada quando dois médicos interagem entre si e um envia informações sobre o paciente para um segundo, geralmente um especialista no assunto. Podemos citar como exemplo um oftalmologista que é o médico assistente do paciente entra em contato com um especialista em retina para que este participe da avaliação do paciente com solicitação e avaliação de exames, e formulação do diagnóstico. Caso seja necessário, o paciente é encaminhado para avaliação presencial com o especialista.

 

4 – Telediagnóstico

Já regulamentada de longa data, é a emissão de laudos a distância com o médico avaliando as imagens de um exame. Muito usada quando técnicos treinados fazem a captura das imagens juntamente com o paciente, e médicos especialistas emitem o laudo em outro local.

 

5 – Inteligência artificial

É a utilização de softwares para realizar diagnósticos, substituindo o trabalho manual do homem. Dentro da oftalmologia, a inteligência artificial tem sido muito estudada principalmente em doenças da retina, como retinopatia diabética. Através da imagem do fundo de olho de um paciente, o computador identifica sinais da doença e sugere o encaminhamento do paciente para uma avaliação com o especialista em retina.

 


Benefícios da Telemedicina para a oftalmologia

A telemedicina beneficia não só os pacientes como também os gestores e profissionais da área de oftalmologia. As principais vantagens que o atendimento remoto proporciona:

  • Armazenamento na Nuvem.
  •  Aumento da produtividade.
  • Exame realizado por um especialista.
  • Redução de custos.

 

Como vimos, o avanço da tecnologia permite grandes inovações no atendimento oftalmológico, um deles se refere à implantação da telemedicina. Vale lembrar que os profissionais devem priorizar a segurança das informações e privacidade dos pacientes!

 

Gostou deste artigo? Acompanhe nosso Blog para mais conteúdos sobre esse e outros assuntos que envolvem o universo da Oftalmologia.

Até a próxima!