(16) 3363-3012 faleconosco@eyetec.com.br

Na maioria das vezes, ao buscar uma clínica oftalmológica ou qualquer outra instituição de saúde, o paciente está fragilizado e inseguro. Logo, a forma como ele é acolhido no atendimento, desde o primeiro contato, faz toda diferença!

No conteúdo de hoje vamos falar sobre o conceito do atendimento humanizado ao paciente e te mostrar como algumas atitudes do médico impactam nos resultados dos tratamentos. Acompanhe!


Leia também: Paciente cirúrgico: o que ele busca em uma clínica oftalmológica? 



O que é a humanização no atendimento?

Para entender melhor a importância da humanização no atendimento, é preciso entender que muitas vezes o paciente não busca apenas uma solução para o seu problema de saúde ocular, mas também o alívio e conforto pessoal.

Isso porque quando uma pessoa tem determinada doença ou mesmo um desconforto simples, ela pode ficar emocionalmente desestabilizada, gerando consequências emocionais, econômicas, sociais e espirituais, em maior ou menor grau.

Em vista disso, o atendimento humanizado está ligado à forma como o paciente é tratado, desde a sua entrada em uma unidade de saúde, até a sua saída.

Isto é, o atendimento humanizado é a forma como os oftalmologistas atendem os pacientes, pensando na união entre a qualidade do tratamento e do relacionamento desenvolvido entre o paciente, a família e a equipe.

O médico deve ser capaz de sentir e lidar com todas as preocupações e inseguranças do paciente, dando atenção verdadeira e esclarecendo dúvidas e incômodos, por menores que eles sejam em relação ao quadro clínico.

Aqui cabe uma observação extremamente importante: a humanização do atendimento ao cliente não é uma responsabilidade exclusiva do médico, mas de toda a equipe que está trabalhando no momento. 

É preciso que todos os funcionários da clínica ou consultório proporcionem um tratamento individualizado e respeitoso ao paciente, oferecendo, além de atenção e respeito, uma infraestrutura adequada para atendimento às necessidades específicas.

 

Qual é a importância do atendimento humanizado?

A relação do médico e paciente, no geral, se resume em consultas, exames, diagnósticos e procedimentos. Porém, como citamos acima, o paciente nem sempre busca apenas uma maneira rápida de solucionar seu problema. Ele também espera que o médico o atenda de forma amigável, confiável e única, respeitando suas particularidades. 

Segundo o Ministério da Saúde, a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde, por meio da criação de vínculos solidários, da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva nos processos de trabalho, objetivando a mudança na cultura da atenção aos pacientes.

Existem alguns pontos muito positivos que definem o atendimento humanizado. Veja a seguir! 

 

Entender a dor do paciente  

Cada pessoa que passa pelo consultório ou clínica tem suas dificuldades em particular, e ter empatia para compreender isso, oferecendo assim um atendimento personalizado e eficiente é o principal pilar do atendimento humanizado.

Pode ter certeza de que uma pessoa que sente confiança no profissional certamente terá resultados melhores com os tratamentos propostos. Por isso, é essencial explicar muito bem ao paciente qual a doença em questão, as causas e as formas de tratamento.

Assim, o paciente tem a certeza de que terá uma boa experiência, independentemente do momento em que ele possa estar.

 
Melhorar as respostas aos tratamentos proposto

Um atendimento humanizado também deixa o paciente mais otimista em relação aos tratamentos.

Então, se ele for encorajado a enfrentar todas as etapas com otimismo, é possível que ele consiga ter um procedimento médico muito mais seguro e eficiente.

Quando a equipe trata o paciente com carinho e considera suas questões individuais (condição familiar, histórico psicológico, razões socioculturais, medos, angústias, limitações), consegue que ele abrace o tratamento oferecido com maior confiança e abertura!

 


O que deve ser oferecido no atendimento humanizado?

É importante entender que o atendimento humanizado envolve não apenas bons profissionais como também procedimentos, normas, regras e infraestrutura que atendam às necessidades dos pacientes. Confira a seguir os pontos que devem ser apresentados aos usuários nesse processo de atendimento:

  • Ética profissional;
  • Tratamento individualizado;
  • Cuidado realizado com empatia;
  • Respeito à intimidade e às diferenças; 
  • Infraestrutura adequada. 

 

Como implementar esse conceito? 

Agora que entendemos o quanto é importante e fundamental o tratamento humanizado, para que o tratamento seja feito conforme as expectativas e necessidades de cada paciente.

Portanto, para que o cuidado seja efetivo e traga resultados positivos, além de estabelecer uma comunicação com o paciente, ouvir, compreender e buscar proximidade e a confiança necessária para realizar o melhor tratamento, existem outras ações indispensáveis para implementar o atendimento humanizado nas clínicas ou consultórios de oftalmologia. Entre elas, podemos destacar:

  • Oferecer vários canais de atendimento;
  • Treinar constantemente a equipe de atendimento;
  • Reduzir filas e tempo de espera;
  • Permitir acompanhamento dos familiares;
  • Garantir que os direitos dos pacientes sejam assegurados;
  • Facilitar e ampliar o acesso à informação para os pacientes.

 



Como vimos, o atendimento humanizado nas clínicas e consultórios pode fazer toda diferença!
O seu laboratório já oferece um atendimento humanizado ou você ainda está buscando implementar essa prática? Aproveite que agora você já conhece tudo sobre a humanização no atendimento à saúde, e não poupe esforços para melhorar a vida dos pacientes! 

Saiba que todas as mudanças vão ensinar e somar à carreira dos médicos oftalmologistas, recepcionistas, profissionais da limpeza, seguranças e outros.

Até a próxima! 😀