Na maioria das vezes, ao buscar uma clínica oftalmológica ou qualquer outra instituição de saúde, o paciente está fragilizado e inseguro. Logo, a forma como ele é acolhido no atendimento, desde o primeiro contato, faz toda diferença!
No conteúdo de hoje vamos falar sobre o conceito do atendimento humanizado ao paciente e te mostrar como algumas atitudes do médico impactam nos resultados dos tratamentos. Acompanhe!
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O que é a humanização no atendimento?
Para entender melhor a importância da humanização no atendimento, é preciso entender que muitas vezes o paciente não busca apenas uma solução para o seu problema de saúde ocular, mas também o alívio e conforto pessoal.
Isso porque quando uma pessoa tem determinada doença ou mesmo um desconforto simples, ela pode ficar emocionalmente desestabilizada, gerando consequências emocionais, econômicas, sociais e espirituais, em maior ou menor grau.
Em vista disso, o atendimento humanizado está ligado à forma como o paciente é tratado, desde a sua entrada em uma unidade de saúde, até a sua saída.
Isto é, o atendimento humanizado é a forma como os oftalmologistas atendem os pacientes, pensando na união entre a qualidade do tratamento e do relacionamento desenvolvido entre o paciente, a família e a equipe.
O médico deve ser capaz de sentir e lidar com todas as preocupações e inseguranças do paciente, dando atenção verdadeira e esclarecendo dúvidas e incômodos, por menores que eles sejam em relação ao quadro clínico.
Aqui cabe uma observação extremamente importante: a humanização do atendimento ao cliente não é uma responsabilidade exclusiva do médico, mas de toda a equipe que está trabalhando no momento.
É preciso que todos os funcionários da clínica ou consultório proporcionem um tratamento individualizado e respeitoso ao paciente, oferecendo, além de atenção e respeito, uma infraestrutura adequada para atendimento às necessidades específicas.
Qual é a importância do atendimento humanizado?
A relação do médico e paciente, no geral, se resume em consultas, exames, diagnósticos e procedimentos. Porém, como citamos acima, o paciente nem sempre busca apenas uma maneira rápida de solucionar seu problema. Ele também espera que o médico o atenda de forma amigável, confiável e única, respeitando suas particularidades.
Segundo o Ministério da Saúde, a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde, por meio da criação de vínculos solidários, da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva nos processos de trabalho, objetivando a mudança na cultura da atenção aos pacientes.
Existem alguns pontos muito positivos que definem o atendimento humanizado. Veja a seguir!
Entender a dor do paciente
Cada pessoa que passa pelo consultório ou clínica tem suas dificuldades em particular, e ter empatia para compreender isso, oferecendo assim um atendimento personalizado e eficiente é o principal pilar do atendimento humanizado.
Pode ter certeza de que uma pessoa que sente confiança no profissional certamente terá resultados melhores com os tratamentos propostos. Por isso, é essencial explicar muito bem ao paciente qual a doença em questão, as causas e as formas de tratamento.
Assim, o paciente tem a certeza de que terá uma boa experiência, independentemente do momento em que ele possa estar.
Melhorar as respostas aos tratamentos proposto
Um atendimento humanizado também deixa o paciente mais otimista em relação aos tratamentos.
Então, se ele for encorajado a enfrentar todas as etapas com otimismo, é possível que ele consiga ter um procedimento médico muito mais seguro e eficiente.
Quando a equipe trata o paciente com carinho e considera suas questões individuais (condição familiar, histórico psicológico, razões socioculturais, medos, angústias, limitações), consegue que ele abrace o tratamento oferecido com maior confiança e abertura!
O que deve ser oferecido no atendimento humanizado?
É importante entender que o atendimento humanizado envolve não apenas bons profissionais como também procedimentos, normas, regras e infraestrutura que atendam às necessidades dos pacientes. Confira a seguir os pontos que devem ser apresentados aos usuários nesse processo de atendimento:
- Ética profissional;
- Tratamento individualizado;
- Cuidado realizado com empatia;
- Respeito à intimidade e às diferenças;
- Infraestrutura adequada.
Como implementar esse conceito?
Agora que entendemos o quanto é importante e fundamental o tratamento humanizado, para que o tratamento seja feito conforme as expectativas e necessidades de cada paciente.
Portanto, para que o cuidado seja efetivo e traga resultados positivos, além de estabelecer uma comunicação com o paciente, ouvir, compreender e buscar proximidade e a confiança necessária para realizar o melhor tratamento, existem outras ações indispensáveis para implementar o atendimento humanizado nas clínicas ou consultórios de oftalmologia. Entre elas, podemos destacar:
- Oferecer vários canais de atendimento;
- Treinar constantemente a equipe de atendimento;
- Reduzir filas e tempo de espera;
- Permitir acompanhamento dos familiares;
- Garantir que os direitos dos pacientes sejam assegurados;
- Facilitar e ampliar o acesso à informação para os pacientes.
Como vimos, o atendimento humanizado nas clínicas e consultórios pode fazer toda diferença!
O seu laboratório já oferece um atendimento humanizado ou você ainda está buscando implementar essa prática? Aproveite que agora você já conhece tudo sobre a humanização no atendimento à saúde, e não poupe esforços para melhorar a vida dos pacientes!
Saiba que todas as mudanças vão ensinar e somar à carreira dos médicos oftalmologistas, recepcionistas, profissionais da limpeza, seguranças e outros.
Até a próxima! 😀