(16) 3363-3012 faleconosco@eyetec.com.br

Estamos no meio de 2021 e já conseguimos visualizar o cenário das clínicas oftalmológicas pós-pandemia.  

Todos os setores foram afetados, de alguma forma, pela aceleração de uma tendência que vinha se solidificando há anos: a digitalização dos serviços. E uma coisa é certa: voltar aos velhos padrões de comportamento já não é mais possível!

A área da saúde talvez tenha sido um dos setores mais atingidos e modificados. A telemedicina veio para ficar e o paciente ganhou uma nova categoria de compreensão sobre a importância do serviço de saúde. Além de digital, o cliente se tornou mais exigente em relação à qualidade de entrega. 

Para se ajustar ao novo momento é fundamental compreender as novas maneiras de consumir informação. 

 

Leia também: 5 passos para guardar dinheiro e abrir a sua clínica

 

O que se leva de aprendizado neste pós-crise?

Apesar de tudo, para as clínicas oftalmológicas, as perspectivas são boas para o próximo ano, especialmente para quem tiver percepção e visão de futuro. Conforme as pessoas retomam suas rotinas normais,  a procura por serviços de saúde julgados como “não essenciais” ou “urgentes” será maior, como é o caso da oftalmologia. 

Pensando nisso, separamos 5 conquistas e aprendizados que te ajudarão a seguir com mais segurança para os anos seguintes!

 

Sensação de segurança

Insegurança com certeza foi o sentimento que predominou a mente de todos desde o começo da pandemia causada pelo COVID19. A partir de agora, os olhos estarão o tempo todo atentos a normas, protocolos de higiene, uso correto de EPIs e muitos outros termos que a população geral sequer havia tido contato anteriormente.

Nas clínicas oftalmológicas isso não pode ser perdido de vista! Manter a inflexibilidade com normas de higiene e segurança será ainda mais valorizado.

Além disso, passar informações precisas e tratar o paciente como protagonista da sua própria condição de saúde será fundamental. Muitas pessoas passaram a ter um interesse maior por temas que envolvem a saúde e, quanto mais informações você passar, maior será a sensação de segurança no tratamento do seu paciente. 

 

Hábito de compartilhar

O compartilhamento é uma tendência que ainda segue forte, porém modificada. A prática de compartilhar carros, serviços, espaços e equipamentos foi afetada pela sensação de que tudo que é dividido pode ser fonte de contaminação. 

Eventualmente, esse hábito irá voltar assim que o ápice do vírus passar. Contudo, evoluir em padrões de higiene para que a sensação de segurança se mantenha é necessário e muito importante.

Sendo assim, esse pensamento vale para tudo que não for descartável e possa ser compartilhado entre os pacientes. Áreas comuns, equipamentos, aparatos não descartáveis, etc. Tudo deve ser exaustivamente higienizado e, de preferência, na frente do paciente!

 

Relação de proximidade

Depois que o digital foi estabelecido como parte de nossas vidas, sentimos a necessidade de estarmos próximos, mesmo com a distância. Lives, vídeos e até mesmo consultas podem ser feitas diretamente da casa de cada médico, gerando uma sensação de proximidade e segurança, o que agrada os pacientes. 

Por isso, o oftalmologista que pretende se destacar nos novos tempos precisa passar ao paciente a sensação de proximidade, para o que precisar, ao alcance de um clique.

 

Novas tecnologias

Precisamos entender que o conceito de “quanto mais digital melhor” é uma  ideia que vai permanecer, provavelmente, para sempre. Para as clínicas oftalmológicas essa concepção vai muito além das teleconsultas. 

Desde a marcação de consultas, confirmação, pagamento e receituário, tudo hoje pode, e deve, ser digital! Dar acesso e autonomia, oferecer dados, trabalhar com estatísticas, agrada o paciente do futuro. 

 

Gastos em saúde

Uma boa notícia é que, junto dessas mudanças, os gastos em saúde devem aumentar. O susto com tudo o que aconteceu, e está acontecendo, acendeu um alerta nas pessoas sobre a necessidade de cuidar com urgência da própria saúde. 

Estar bem fisicamente está mais “na moda” do que nunca! Um bom médico oftalmologista precisa entender esse movimento e oferecer serviços para esse novo paciente e, dessa forma, estabelecer uma relação duradoura de confiança.

 

E você, está se preparando para os próximos anos? Uma coisa sabemos, mesmo com todas as dificuldades, nosso departamento não pode parar!

Espero que você tenha gostado do conteúdo. Continue acompanhando nosso Blog para mais informações e até a próxima! 🙂