Os olhos são partes impressionantes do corpo. Apesar de serem pequenos, fazem muitas coisas importantes para nós: nos ajudam a ver e nos conectar com o que está ao nosso redor, mantém nossas mentes aguçadas e permitem nossa interação com as pessoas e coisas.
Ao longo do tempo, alterações dentro do olho podem causar alguns problemas afetando sua visão como, por exemplo, a presbiopia, astigmatismo e catarata.
Leia também: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre As Principais Doenças Oculares!
O que é catarata?
A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias.
Com o avançar da idade, as fibras do cristalino aumentam de espessura e de diâmetro, provocando a princípio presbiopia, a popular “vista cansada”.
E então, é como se a catarata fosse a fase seguinte desse processo – a lente natural, além de perder a elasticidade, torna-se opaca. Aos poucos, vai embaçando a visão até que a pessoa passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo ocorrer a cegueira.
O envelhecimento é a causa mais comum no surgimento da catarata no olho, porém não é a única.
Sintomas da catarata
Os sintomas de catarata são, habitualmente, os seguintes:
- Visão turva ou “embaçada”;
- Diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste;
- Visão dupla num olho (diplopia monocular);
- Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
- Alteração frequente dos erros refrativos, com mudança frequente de óculos;
- Diminuição da visão noturna.
O que é astigmatismo?
Em termos simples, o astigmatismo é um problema derivado de uma córnea que se estendeu para um formato irregular.
Em vez de terem uma forma redonda, as córneas das pessoas com astigmatismo são muitas vezes oblongas, ou seja, apresentam um formato oval.
Isto provoca um erro refrativo, distorcendo a luz quando esta entra nos olhos. Como resultado disto as imagens ficam desfocadas.
Sintomas de astigmatismo
- Visão embaçada;
- Dificuldade para enxergar de perto;
- Dificuldade para enxergar de longe;
- Dores de cabeça e nos olhos;
- Cansaço ocular;
- Sensibilidade à luz, vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados (fotofobia);
- Confundir letras ou números parecidos.
- Apertar os olhos para enxergar com nitidez, podendo levar a rugas na testa.
Cirurgia de catarata também corrige o grau?
De acordo com o estudo “Prevalence of corneal astigmatism before cataract surgery”, realizado em 2009 pela Universidade de Valência, Espanha, 87% dos pacientes operados de catarata apresentaram algum nível de astigmatismo.
Os avanços tecnológicos e da oftalmologia fizeram com que a cirurgia de catarata também pudesse corrigir os erros de refração, dependendo da escolha da lente intraocular que será implantada.
As lentes que podem corrigir a visão de perto e longe são as lentes multifocais ou trifocais e ainda existem as lentes teóricas para casos de astigmatismo. Assim, o paciente acaba tendo o benefício de se livrar dos óculos ao realizar a cirurgia de catarata.
Vale lembrar que o oftalmologista deve ser procurado sempre que houver qualquer alteração na capacidade visual ou sintomas nos olhos.
Entretanto, mesmo sem sintomas, é necessário um acompanhamento regular, para detecção e tratamento precoces de alterações que costumam surgir na visão ao longo da vida.
CONHEÇA A EYETEC!
A EYETEC é uma empresa 100% Brasileira!
Temos parcerias com os oftalmologistas mais renomados do mercado, colaborando com feedbacks e análises sobre nossos produtos. Produzimos e comercializamos equipamentos oftalmológicos de excelência e alta qualidade.
Contamos com uma linha completa de equipamentos para diagnóstico e estamos presentes na maioria das clínicas oftalmológicas, hospitais e instituições de ensino. Saiba mais, clicando aqui.
Gostou do conteúdo?
Continue acompanhando nosso Blog para mais informações e novidades.
Até a próxima! 🙂