O marketing digital é uma das principais estratégias de aquisição de clientes da atualidade. Nas clínicas oftalmológicas não é diferente, afinal, com tanta competitividade, a estratégia se mostra eficiente e cria a autoridade digital do profissional.
Com o perfil cada vez mais exigente do consumidor e as facilidades que as buscas na internet entregam, é possível destacar as competências do profissional, e os diferenciais da clínica.
O artigo de hoje é um guia de marketing digital para oftalmologistas e clínicas, o principal objetivo aqui é te auxiliar nas melhores práticas para que você construa uma imagem competitiva em relação ao mercado, e assim se destaque. Fique com a gente!
O marketing digital para oftalmologistas
Quando falamos que o marketing digital é para todos, significa que pode ser implementado para qualquer tipo de empresa ou pessoa.
Atualmente a medicina já conta com ações para destacar seus serviços, seja online ou offline, muitos centros médicos e profissionais compartilham seus conhecimentos com o objetivo de destacar os seus conhecimentos, e assim se tornar autoridade no ramo de atuação.
Com o acesso facilitado à internet, pacientes tendem a fazer buscas antes de tomar a decisão, por isso entregar informações relevantes sobre diagnósticos e profissionais podem ajudar que mais pessoas conheçam o seu serviço, e consequentemente a possibilidade de aquisição de novos clientes.
O profissional que possui presença digital, consegue demonstrar sua expertise e a partir de um conteúdo e atendimento humanizado se destaca em relação aos profissionais que não possuem essa mesma presença.
É claro que na medicina, também existem as indicações diretas entre pacientes. Entretanto, o marketing digital é o novo boca a boca, e possibilita que novos pacientes sejam impactados à medida que se investe em novos canais de relacionamento.
Um ponto de atenção para o marketing digital para oftalmologistas é o alinhamento com as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM). A publicação de informações não consonantes com as regras do conselho pode gerar multas e transtornos para o profissional ou clínica.
Observando essa questão, é possível identificar uma excelente oportunidade para se manter como autoridade no segmento, além de tornar o atendimento mais competitivo.
Mas como alcançar o público ideal? Continue sua leitura e veja algumas dicas para iniciar o marketing digital no seu consultório e assim caminhar rumo ao sucesso.
Quando adotar o marketing digital na clínica oftalmológica?
Existem inúmeras estratégias para se ganhar notoriedade nos meios digitais, principalmente quando falamos em medicina.
A seguir vamos falar de alguns conceitos que são utilizados no marketing digital, como eles podem trazer resultados nos canais de relacionamento, além de como alcançar novos atendimentos. Confira!
Público-alvo
Conhecer o público-alvo é a base principal para estabelecer as demais estratégias de marketing digital.
Além da segmentação do público-alvo, é importante desenhar a persona, que é um personagem fictício que vai representar o perfil do paciente ideal.
Para a criação da persona é preciso entender sua rotina, estilo de vida, desejos, profissão e outras informações relevantes sobre como o que você oferece pode ajudar na necessidade.
Vale lembrar que a partir da persona, as demais estratégias e ações serão traçadas para assim conseguir atender o público e conversar diretamente sobre as dúvidas que ele tem.
Presença digital
Manter a presença digital é muito importante para deixar seu trabalho e suas habilidades em evidência. Para isso, é importante possuir não só perfis nas redes sociais, mas também cadastro em sites especializados na divulgação de serviços médicos.
Outro canal importante é um site próprio e um blog. Se quiser ousar, pode até optar por um canal no Youtube para postar conteúdo relevante para a sua persona.
O consultório ou clínica pode também estar cadastrado no Google Meu Negócio para aumentar a visibilidade durante a pesquisa do paciente.
O importante é sempre manter uma presença digital e lembrar que em todo cadastro em sites parceiros deve conter seu endereço do site e redes sociais para que as pessoas conheçam seu trabalho.
Estratégias de redes sociais
Tenha em mente que seus pacientes também estão nas redes sociais. Logo, é interessante utilizar esses canais para divulgar sua imagem.
Entretanto, o conteúdo deve ser trabalhado e voltado para atender as dores e problemas da sua persona. O perfil deve ter um tom profissional e abordar assuntos que despertem o interesse do futuro paciente para algo que possa ajudá-lo.
Um fator importante nas redes sociais é a atenção aos comentários, avaliações de outros pacientes e dúvidas. Hoje, muitos centros médicos mantêm as redes sociais como canal de comunicação com pacientes, principalmente para o esclarecimento de dúvidas.
As provas sociais vindas de pacientes fidelizados também são informações valiosas, não só por destacar suas habilidades como também aumentar sua autoridade no assunto.
Datas comemorativas também é um tipo de conteúdo que traz engajamento. Para aproveitar todas as datas relevantes para seu negócio, é interessante criar um calendário editorial.
Visibilidade no Google
Mesmo com anúncios patrocinados, o Google utiliza outros critérios para ranquear um site e colocá-lo em posição privilegiada.
Para tanto, o site deve ter não só um formato responsivo, já que a maioria dos acessos são provenientes de dispositivos móveis, como também técnicas de SEO em sua estrutura e conteúdo.
As informações contidas no site devem despertar o interesse e a confiança do futuro paciente na escolha do profissional. É interessante detalhar sua formação, habilidades e diferenciais da sua clínica ou consultório de oftalmologia.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é fundamental no marketing digital para oftalmologistas. Através dele é possível abordar assuntos relevantes que vão auxiliar seu público.
No caso da oftalmologia, o profissional pode produzir conteúdo em vídeo ou artigos explicando sobre prevenção de doenças, tratamentos inovadores e até mesmo histórias de sucesso de outros pacientes ou materiais educativos.
A produção de bons conteúdos garante o fortalecimento da sua imagem como autoridade no assunto e também favorece as buscas no Google. Portanto, é importante que todo conteúdo seja desenvolvido utilizando técnicas de SEO.
Essas foram as principais estratégias para impulsionar o marketing digital de oftalmologistas. É importante lembrar que todo o conteúdo gerado deve conversar diretamente com a persona.
Com a competitividade do mercado e a exigência maior do futuro paciente, manter uma boa estratégia de marketing digital te coloca como autoridade e possibilita uma agenda lotada.
A Eyetec está pronta para ajudar você a montar seu consultório com equipamentos de alta tecnologia. Além de ter um consultório moderno e equipado, aplicar as estratégias de marketing digital para oftalmologistas, vai elevar ainda mais a percepção dos pacientes em relação aos serviços prestados.
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Até a próxima!