(16) 3363-3012 faleconosco@eyetec.com.br

A retina é uma fina estrutura do tecido nervoso que reveste a parte interna do olho, ela contém milhões de células sensíveis à luz (bastonetes e cones) e outras células nervosas que recebem e organizam as informações visuais. A retina envia essas informações ao cérebro por meio do nervo óptico, permitindo que você enxergue.

Quando esta estrutura é danificada, alguns problemas podem acontecer, tais como: fissuras, descolamento da retina, ruptura retiniana, retinopatia diabética, entre outras condições.

Existem tratamentos disponíveis para algumas doenças da retina. Dependendo da adversidade, os objetivos do tratamento podem ser: interromper ou retardar a doença, melhorar ou restaurar sua visão. Se não forem tratadas, algumas doenças da retina podem causar severa perda de visão ou cegueira.

Sendo assim, nós da #Eyetec sugerimos que procure seu oftalmologista para realizar uma avaliação completa sobre o seu caso.

Confiram quais são os principais exames que você deve fazer para se prevenir!

Mapeamento da retina

O primeiro passo é analisar detalhadamente o interior da sua retina. Este exame, é feito por um equipamento chamado oftalmoscópio onde o examinador investiga e avalia mais detalhadamente a retina central e periférica, o nervo óptico, o humor vítreo e os vasos sanguíneos.

Retinografia 

A retinografia é um exame que permite fotografar em alta resolução as regiões do fundo do olho, como retina, nervo óptico, coróide e vasos sanguíneos, fazendo assim uma documentação fotográfica, possibilitando assessorar a doença e o tratamento.

Campimetria

A Campimetria trata-se de um exame que ajuda a identificar e perceber problemas de visão e áreas sem visão do campo visual, mesmo que o paciente não note o problema.

Os resultados podem ser visualizados em até 4 formas diferentes: mapas numéricos em dB, em escala intuitiva de pontos, tons de cinza ou coloridos que identificam as regiões que estão com perda de sensibilidade.

Tomografia de coerência óptica (OCT) e angio-OCT

A tomografia de coerência óptica (também conhecida como OCT) é um exame que captura imagens do fundo do olho (segmento posterior ocular), onde através de um foco de luz atinge as camadas da retina e registra com alta resolução e em três dimensões imagens de corte seccional das estruturas oculares.